Há mais do que um Callao no mundo. A Espanha tem o seu, e só há cinco na América Latina, mas o da costa peruana tem uma rica tradição pesqueira e portuária que lhe confere uma identidade única, onde os habitantes locais, ou chalaco, têm um ritmo próprio no seu andar, certamente o resultado dos seus primeiros passos dados ao ritmo da salsa, o género musical que é quase um culto local.

No final de Callao fica La Punta, que deve o seu nome à sua localização na ponta da costa. Outrora lar dos piti-piti, uma cultura piscatória nativa, acabou por se tornar uma estância balnear. Cantolao, a sua icónica praia coberta de seixos, atravessada por pequenos caranguejos brancos, é o local onde todos os habitantes de Callao dão o seu primeiro mergulho, e a razão da popularidade que acabou por transformar este destino num bairro, que hoje goza de uma arquitetura peculiar composta por estilos heterogéneos que parecem retirados de diferentes épocas. Uma visita a La Punta resume-se a desfrutar da brisa salgada, a ver o manto avermelhado dos seus entardeceres de verão e a saborear o seu clássico pan con pejerrey (pão com prata).

Fuente: Callao Monumental
No caminho para o Centro Histórico de Callao, a partir de um banco, cumprimente a estátua do herói nacional, Miguel Grau, situada em frente às casas coloridas de Chucuito, um bairro que, em tempos pré-hispânicos, foi também o lar dos piti-piti e que, mais tarde, foi habitado por pescadores migrantes de Itália e Espanha, que deram ao bairro o seu aspeto atual, construindo as casas com a madeira dos seus barcos.
.jpg?width=700&name=016212_300%20(1).jpg)
Fuente: Callao Monumental
Seguindo o percurso, entre fachadas coloridas, varandas antigas e lanternas de outrora, começam a surgir os edifícios emblemáticos do Centro Histórico de Callao. Como o Real Felipe, uma fortaleza que foi construída para proteger o porto dos piratas; a Plaza Matriz, com uma ampla área de receção e vista para o cais, onde a sua encantadora igreja exibe o branco e o rosa, as cores emblemáticas de Callao; e os restaurantes de marisco, cuja longa tradição e mística culinária os tornaram emblemas locais.

Fuente: Callao Monumental
No coração deste velho Callao, nasceu o Callao Monumental, uma proposta de arte urbana que atrai visitantes nacionais e estrangeiros. Fachadas restauradas, e outras decoradas com obras de artistas urbanos, acolhem os visitantes nas galerias, e para degustar uma variedade de propostas gastronómicas. A Casa Ronald está no centro desta iniciativa artística, foi construída nos anos 20 e destacou-se por ser o edifício mais alto de Callao, com seis andares, que hoje albergam exposições de arte contemporânea, culminando na construção de um novo edifício.